Sobre a Rede

Objetivos

A RedLabora é uma rede internacional de jornalistas do trabalho, criada pela Repórter Brasil, com o apoio do Solidarity Center e da Confederação Sindical das Américas (CSA), com o objetivo de qualificar e incentivar a produção de conteúdo sobre esse assunto nos meios de comunicação de diferentes países, com foco principalmente nos direitos trabalhistas e na liberdade sindical.

O que fazemos

A rede busca promover a troca de informações e o trabalho conjunto entre seus integrantes e estimular a produção de materiais jornalísticos de qualidade sobre questões laborais. Para isso, ofereceremos newsletters regulares e guias informativos sobre questões contemporâneas, formações online, bolsas e outros apoios para reportagens que abordem o mundo do trabalho nas suas mais diversas dimensões – social, econômica, de gênero, ambiental, entre tantas outras.

Quem pode fazer parte

A RedLabora se destina a jornalistas e estudantes de jornalismo da América Latina que se interessem por temas laborais e queiram aprimorar a cobertura de questões relacionadas ao mundo trabalho, com informações de qualidade e outros tipos de apoio. Integrantes da rede têm acesso às formações on-line, bolsas para reportagens, entre outros benefícios.

Temas Prioritários da RedLabora

Repórte Brasil

Coordenação

Fernanda Sucupira

É coordenadora da RedLabora e atua na área de pesquisa da Repórter Brasil. Jornalista formada pela USP, especialista em gênero pela Universidad Autónoma de Barcelona e mestra em sociologia do trabalho pela Unicamp. Desde 2004 é membro da Repórter Brasil, onde já coordenou o programa “Escravo, nem pensar!” e prestou consultoria na elaboração de uma série de reportagens, pesquisas e publicações, para organizações como OIT e UNODC. Foi coordenadora de projetos especiais do Nexo Jornal, repórter da Agência Carta Maior, e já atuou na comunicação e como consultora de diversas organizações da sociedade civil.

Comitê consultivo

Carlos Juliano Barros

É jornalista e mestre em Geografia pela USP. Há anos vem se dedicando à cobertura de temas relacionados ao mundo do trabalho. Nessa área, já dirigiu quatro documentários de longa e média-metragem, selecionados para importantes festivais dentro e fora do país. O mais recente deles, "GIG - A Uberização do Trabalho" (2019), produzido pela Repórter Brasil e exibido pela Globo News e pelo Canal Brasil, foi finalista na categoria imagem do Prêmio Gabriel García Márquez. Também é criador, roteirista e apresentador do podcast "Trabalheira/Rádio Batente", eleito pelo Spotify um dos destaques de 2020. Já colaborou para diversas publicações, como BBC Brasil, Folha de S. Paulo, Rolling Stone e The Guardian. Um dos fundadores da Repórter Brasil, recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistias e Direitos Humanos em duas oportunidades e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Atualmente, é o coordenador de jornalismo da Repórter Brasil.

Daniel Camargos

Repórter investigativo e fellow do Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center para a Repórter Brasil. É também colunista no site da revista Carta Capital. Ganhou vários prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog (2022 e 2020). Trabalhou nos jornais Folha de São Paulo, Estado de Minas e O Tempo. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Diego Cazar Baquero

É jornalista e antropólogo visual, docente e cantor. É diretor e editor geral da revista digital La Barra Espaciadora e é cofundador e membro do conselho editorial da revista LATE. É membro fundador da Fundación Periodistas Sin Cadenas. Ganhou o Prêmio Nacional Jorge Mantilla Ortega em 2019 e em 2022; foi finalista do Prêmio Gabo 2019 com a investigação “Frontera Cautiva”, realizada por mais de vinte jornalistas de três países, e foi semifinalista da mesma convocatória do Prêmio Gabo pela série de reportagens “Abacá: esclavitud moderna en los campos de Ecuador”, um trabalho coproduzido com a jornalista Susana Morán. É ganhador da bolsa 2021 do Rainforest Journalism Fund do Pulitzer Center. É autor do livro “Colateral” (Tizarrón Editores, 2022), uma crônica jornalística sobre o caso do programador sueco Ola Bini, processado pelo Estado equatoriano. Editou os livros de jornalismo “De a pie” (Doble Rostro Editores, 2015), “El otro portal” (Doble Rostro Editores, 2016), e “Cuarentena. Los encantamientos de la democracia en Ecuador” (El Conejo, 2019).

Dunia Orellana

Jornalista, documentarista e diretora do Reportar Sin Miedo, o primeiro meio de comunicação voltado para jovens, mulheres, LGBTIQ+ e direitos humanos em Honduras. Publicou artigos em Reporteros de Investigacion, En Altavoz, Presentes, Criterio, Anfibia, El Tiempo e Univisión, entre outros. Uma de suas crônicas foi selecionada para a antologia internacional “Criaturas fenomenales” da Caja Book, na Espanha.

Elizabeth Salazar Vega

Jornalista investigativa freelancer no Peru, especializada em questões de gênero, direitos humanos, desigualdade e grupos de poder, com experiência em projetos multimídia, colaborativos e transfronteiriços. É bolsista do Pulitzer Center, membro do Connectas Hub, colaboradora do Mongabay Latam e escreve em mídias nacionais e estrangeiras. Trabalhou no Ojo Público e na Unidade de Investigação do El Comercio. Seus trabalhos foram reconhecidos com o Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em 2021, e o Prêmio Sul-Americano da OIM, em 2018, entre outros.

José Factor Méndez Doninelli

Tem mestrado latino-americano em serviço social, é graduado em ciências jurídicas e sociais e diplomado em direitos humanos. Professor nas universidades de San Carlos de Guatemala e Rafael Landívar. Mediador certificado pela Escola de Estudos Judiciários da Guatemala. Fundador do Centro de Pesquisa, Estudos e Promoção dos Direitos Humanos CIEPRODH. Foi consultor de direitos humanos em organizações nacionais e no Sistema das Nações Unidas. Foi correspondente internacional da Agência Latino-Americana de Serviços de Informação Especial ALASEI/UNESCO. Membro da Associação de Jornalistas da Guatemala APG e da Comissão para a Liberdade de Imprensa. É colunista de diversos meios de comunicação eletrônicos.

Joaquín Caraballo Martínez

Joaquín Caraballo é jornalista dominicano, formado pela Universidade O&M. Concluiu o Mestrado em Comércio Internacional no Centro Europeu de Pós-Graduação CEUPE, e possui diversos diplomas em economia, alfândega, setor elétrico, impostos e jornalismo investigativo. Atualmente está cursando um Mestrado em Finanças e Mercado de Capitais na Escola Europeia de Gestão e Negócios (EUDE). Além disso, trabalha no jornal Diario Libre, onde cobre as áreas trabalhista, industrial e de telecomunicações. Tem experiência em jornalismo digital, impresso, radiofônico e televisivo.

Jorge Luis Paucar Albino

Bacharel em Ciências da Comunicação e Artes com habilitação em Jornalismo pela PUCP (2021). Diploma de Mérito Acadêmico no Programa de Especialização em Políticas de Governo e Saúde da Escola de Governo da PUCP (2022). Desde 2013, trabalha como editor no LaMula.pe e faz parte da Rede Científica Peruana (RCP).

Juan Manuel Morena

Fundador e diretor do Mundo Gremial, o primeiro meio de comunicação digital do setor sindical na Argentina (2011). Coordenação da Diplomatura Universitária em Formação Sindical na UCA, UCALP e UNLZ. Fundador e diretor da Latam Gremial. Jornalista credenciado na OIT para a Conferência Anual desde 2017. Professor da Pós-graduação em Comunicação Política da UCA sobre comunicação sindical. Membro do júri do Global Media Competition on Labour Migration promovido pela OIT. Colunista de rádio e televisão especializado em diferentes mídias locais e regionais. Condutor do streaming sindical Queremos Flan!!!

Mayra Alejandra Restrepo Sabaleta

Comunicadora social/jornalista formada pela Universidade de Antioquia. Especialista em comunicação organizacional pela Universidad Pontiiícia Bolivariana. Com nove anos de experiência dirigindo estratégias de comunicação pública e campanhas educomunicativas, quatro anos coordenando mídias alternativas, três anos coordenando projetos de cooperação internacional e com experiência como educadora em processos não formais para trabalhadores.

Mariano Enrique Martín

Jornalista desde os anos 1990. Trabalhou em diversos jornais e na mídia impressa e, nos últimos anos, em um canal de notícias. Atualmente, apresenta dois programas de rádio, um diário no El Destape (AM 1070, canal 20 do Telecentro, YouTube), das 17h às 19h, e outro no AM 750, aos sábados, das 9h às 11h. Sempre se especializou em questões trabalhistas. Junto com Emilia Delfino escreveu "El Hombre del Camión", a biografia não autorizada de Hugo Moyano, o sindicalista mais importante dos últimos anos na Argentina.

Patricia González

Jornalista de economia, com experiência em meios impressos e digitais. Atualmente é repórter do meio digital Primicias, do Equador. Também é membro da plataforma de jornalismo colaborativo Connectas.

Ricardo Mendonça

Jornalista, assessor de imprensa com experiência como repórter e editor em redações de veículos impressos, como Valor Econômico, Folha de S.Paulo e revista Época.

Thais de Araujo Carrança

Formada em jornalismo pela ECA-USP, tem MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa e pela UBS Escola de Negócios. Repórter da BBC News Brasil, com passagens por Folha de S.Paulo, Valor Econômico, DCI e Rádio Brasil Atual.