RedLabora lança concurso de duas bolsas de U$ 2.000,00 para reportagens especiais sobre o mundo do trabalho na América Latina

RedLabora lança concurso de duas bolsas de U$ 2.000,00 para reportagens especiais sobre o mundo do trabalho na América Latina

Mesmo o trabalho sendo um assunto fundamental na sociedade contemporânea, nas últimas décadas vem perdendo importância como pauta nos meios de comunicação em diferentes países. A partir desse diagnóstico, foi criada a RedLabora, uma rede internacional de jornalistas do trabalho, que busca qualificar e incentivar a cobertura jornalística sobre esse tema na América Latina, com foco principalmente nos direitos trabalhistas e na liberdade sindical.

Dentro desses objetivos, a rede lança um concurso de duas bolsas de U$ 2.000,00 cada, para a produção de reportagens especiais sobre o mundo do trabalho na região, abordando algum dos temas prioritários definidos pela rede.

A RedLabora destaca como temas que merecem especial atenção no mundo do trabalho na atualidade: 1) Direitos humanos, em especial os direitos trabalhistas; 2) Crise ambiental, mudanças climáticas e Amazônia; 3) Multinacionais e cadeias produtivas; 4) Migrações; e 5) Tecnologias contemporâneas e direitos digitais.

Inscrições

As bolsas são destinadas a jornalistas em toda a América Latina que se interessem pelo assunto e queiram investigar algum aspecto relevante do mundo do trabalho. As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de setembro de 2024, por meio deste formulário on-line.

As pautas inscritas devem conter as informações de contato dos participantes, minibio (com experiência acadêmica e profissional), links para reportagens anteriores, e a proposta de pauta detalhada, com contexto, abordagem, perguntas norteadoras, possíveis fontes, cronograma e plano de trabalho.

As propostas de pauta serão avaliadas por um comitê de seleção formado por representantes do comitê consultivo da RedLabora, levando em conta o alinhamento da pauta com a proposta da bolsa, em especial com os temas prioritários da rede, a qualidade da pré-apuração, a originalidade e relevância jornalística, entre outros fatores.

Premiação

Os vencedores serão anunciados no dia 08 de outubro no site da RedLabora e comunicados por e-mail. Todo o processo de apuração e elaboração das reportagens será acompanhado pela equipe da rede.

As reportagens especiais deverão ser publicadas nos respectivos veículos jornalísticos até o dia 09/12. Para receber o recurso, os jornalistas deverão apresentar uma carta de um veículo parceiro que realizará a publicação ou veiculação da reportagem, que também será republicada no site da RedLabora.

Cronograma

  • 04/09 – Lançamento do concurso de bolsas para reportagens.
  • 04/09 a 25/09 – Inscrição dos participantes por meio de formulário on-line, com o envio de proposta de pauta.
  • 26/09 a 07/10 – Seleção das duas pautas que serão contempladas pelas bolsas.
  • 08/10 – Divulgação das duas pautas vencedoras no site da RedLabora.
  • 09/10 a 09/12 – Produção, edição e publicação das reportagens, com acompanhamento da RedLabora.

RedLabora

A RedLabora é uma rede internacional de jornalistas do trabalho, criada pela Repórter Brasil, com o apoio do Solidarity Center, da Confederação Sindical das Américas (CSA) e de um consórcio de sindicatos globais, com o objetivo de promover a troca de informações e o trabalho conjunto entre seus integrantes e apoiar a produção de materiais jornalísticos de qualidade sobre questões laborais.

Para isso, a iniciativa oferecerá newsletters regulares e guias informativos sobre questões contemporâneas, formações online, bolsas e outros apoios para reportagens que abordem o mundo do trabalho nas suas mais diversas dimensões – social, econômica, de gênero, ambiental, entre tantas outras.

Leia o regulamento do concurso. E inscreva-se neste formulário on-line.

Em caso de dúvidas, escreva para redlabora@redlabora.org