Quem Somos

Coordenação

Fernanda Sucupira

É coordenadora da RedLabora e atua na área de pesquisa da Repórter Brasil. Jornalista formada pela USP, especialista em gênero pela Universidad Autónoma de Barcelona e mestra em sociologia do trabalho pela Unicamp. Desde 2004 é membro da Repórter Brasil, onde já coordenou o programa “Escravo, nem pensar!” e prestou consultoria na elaboração de uma série de reportagens, pesquisas e publicações, para organizações como OIT e UNODC. Foi coordenadora de projetos especiais do Nexo Jornal, repórter da Agência Carta Maior, e já atuou na comunicação e como consultora de diversas organizações da sociedade civil.

Comitê consultivo

Carlos Juliano Barros

É jornalista e mestre em Geografia pela USP. Há anos vem se dedicando à cobertura de temas relacionados ao mundo do trabalho. Nessa área, já dirigiu quatro documentários de longa e média-metragem, selecionados para importantes festivais dentro e fora do país. O mais recente deles, "GIG - A Uberização do Trabalho" (2019), produzido pela Repórter Brasil e exibido pela Globo News e pelo Canal Brasil, foi finalista na categoria imagem do Prêmio Gabriel García Márquez. Também é criador, roteirista e apresentador do podcast "Trabalheira/Rádio Batente", eleito pelo Spotify um dos destaques de 2020. Já colaborou para diversas publicações, como BBC Brasil, Folha de S. Paulo, Rolling Stone e The Guardian. Um dos fundadores da Repórter Brasil, recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistias e Direitos Humanos em duas oportunidades e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Atualmente, é o coordenador de jornalismo da Repórter Brasil.

Daniel Camargos

Repórter investigativo e fellow do Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center para a Repórter Brasil. É também colunista no site da revista Carta Capital. Ganhou vários prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog (2022 e 2020). Trabalhou nos jornais Folha de São Paulo, Estado de Minas e O Tempo. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Diego Cazar Baquero

É jornalista e antropólogo visual, docente e cantor. É diretor e editor geral da revista digital La Barra Espaciadora e é cofundador e membro do conselho editorial da revista LATE. É membro fundador da Fundación Periodistas Sin Cadenas. Ganhou o Prêmio Nacional Jorge Mantilla Ortega em 2019 e em 2022; foi finalista do Prêmio Gabo 2019 com a investigação “Frontera Cautiva”, realizada por mais de vinte jornalistas de três países, e foi semifinalista da mesma convocatória do Prêmio Gabo pela série de reportagens “Abacá: esclavitud moderna en los campos de Ecuador”, um trabalho coproduzido com a jornalista Susana Morán. É ganhador da bolsa 2021 do Rainforest Journalism Fund do Pulitzer Center. É autor do livro “Colateral” (Tizarrón Editores, 2022), uma crônica jornalística sobre o caso do programador sueco Ola Bini, processado pelo Estado equatoriano. Editou os livros de jornalismo “De a pie” (Doble Rostro Editores, 2015), “El otro portal” (Doble Rostro Editores, 2016), e “Cuarentena. Los encantamientos de la democracia en Ecuador” (El Conejo, 2019).

Dunia Orellana

Jornalista, documentarista e diretora do Reportar Sin Miedo, o primeiro meio de comunicação voltado para jovens, mulheres, LGBTIQ+ e direitos humanos em Honduras. Publicou artigos em Reporteros de Investigacion, En Altavoz, Presentes, Criterio, Anfibia, El Tiempo e Univisión, entre outros. Uma de suas crônicas foi selecionada para a antologia internacional “Criaturas fenomenales” da Caja Book, na Espanha.

Elizabeth Salazar Vega

Jornalista investigativa freelancer no Peru, especializada em questões de gênero, direitos humanos, desigualdade e grupos de poder, com experiência em projetos multimídia, colaborativos e transfronteiriços. É bolsista do Pulitzer Center, membro do Connectas Hub, colaboradora do Mongabay Latam e escreve em mídias nacionais e estrangeiras. Trabalhou no Ojo Público e na Unidade de Investigação do El Comercio. Seus trabalhos foram reconhecidos com o Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em 2021, e o Prêmio Sul-Americano da OIM, em 2018, entre outros.

José Factor Méndez Doninelli

Tem mestrado latino-americano em serviço social, é graduado em ciências jurídicas e sociais e diplomado em direitos humanos. Professor nas universidades de San Carlos de Guatemala e Rafael Landívar. Mediador certificado pela Escola de Estudos Judiciários da Guatemala. Fundador do Centro de Pesquisa, Estudos e Promoção dos Direitos Humanos CIEPRODH. Foi consultor de direitos humanos em organizações nacionais e no Sistema das Nações Unidas. Foi correspondente internacional da Agência Latino-Americana de Serviços de Informação Especial ALASEI/UNESCO. Membro da Associação de Jornalistas da Guatemala APG e da Comissão para a Liberdade de Imprensa. É colunista de diversos meios de comunicação eletrônicos.

Joaquín Caraballo Martínez

Joaquín Caraballo é jornalista dominicano, formado pela Universidade O&M. Concluiu o Mestrado em Comércio Internacional no Centro Europeu de Pós-Graduação CEUPE, e possui diversos diplomas em economia, alfândega, setor elétrico, impostos e jornalismo investigativo. Atualmente está cursando um Mestrado em Finanças e Mercado de Capitais na Escola Europeia de Gestão e Negócios (EUDE). Além disso, trabalha no jornal Diario Libre, onde cobre as áreas trabalhista, industrial e de telecomunicações. Tem experiência em jornalismo digital, impresso, radiofônico e televisivo.

Jorge Luis Paucar Albino

Bacharel em Ciências da Comunicação e Artes com habilitação em Jornalismo pela PUCP (2021). Diploma de Mérito Acadêmico no Programa de Especialização em Políticas de Governo e Saúde da Escola de Governo da PUCP (2022). Desde 2013, trabalha como editor no LaMula.pe e faz parte da Rede Científica Peruana (RCP).

Mayra Alejandra Restrepo Sabaleta

Comunicadora social/jornalista formada pela Universidade de Antioquia. Especialista em comunicação organizacional pela Universidad Pontiiícia Bolivariana. Com nove anos de experiência dirigindo estratégias de comunicação pública e campanhas educomunicativas, quatro anos coordenando mídias alternativas, três anos coordenando projetos de cooperação internacional e com experiência como educadora em processos não formais para trabalhadores.

Patricia González

Jornalista de economia, com experiência em meios impressos e digitais. Atualmente é repórter do meio digital Primicias, do Equador. Também é membro da plataforma de jornalismo colaborativo Connectas.

Ricardo Mendonça

Jornalista, assessor de imprensa com experiência como repórter e editor em redações de veículos impressos, como Valor Econômico, Folha de S.Paulo e revista Época.

Thais de Araujo Carrança

Formada em jornalismo pela ECA-USP, tem MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa e pela UBS Escola de Negócios. Repórter da BBC News Brasil, com passagens por Folha de S.Paulo, Valor Econômico, DCI e Rádio Brasil Atual.