RedLabora lança bolsa de reportagens de U$ 2 mil para jornalistas latino-americanos investigarem o mundo do trabalho; confira detalhes do edital, regras para inscrição e critérios de seleção
Objetivos
A RedLabora é uma rede internacional de jornalistas do trabalho, criada pela Repórter Brasil, com o apoio do Solidarity Center e da Confederação Sindical das Américas (CSA), com o objetivo de qualificar e incentivar a produção de conteúdo sobre esse assunto nos meios de comunicação de diferentes países, com foco principalmente nos direitos trabalhistas e na liberdade sindical.
A rede busca promover a troca de informações e o trabalho conjunto entre seus integrantes e estimular a produção de materiais jornalísticos de qualidade sobre questões laborais. Para isso, serão oferecidas newsletters regulares e guias informativos sobre questões contemporâneas, formações online, bolsas e outros apoios para reportagens que abordam o mundo do trabalho a partir de diferentes perspectivas.
A RedLabora tem como temas prioritários dentro do mundo do trabalho:
1) Direitos humanos, em especial os direitos trabalhistas;
2) Crise ambiental, mudanças climáticas e Amazônia;
3) Multinacionais e cadeias produtivas;
4) Migrações; e
5) Tecnologias contemporâneas e direitos digitais.
Com o propósito de apoiar e estimular a cobertura qualificada das questões trabalhistas, a RedLabora está oferecendo duas bolsas para a realização de reportagens especiais que abordem algum de seus temas prioritários. As bolsas são destinadas a jornalistas em toda a América Latina que se interessem pelo tema e queiram investigar algum aspecto relevante do mundo do trabalho.
Inscrições
As pautas apresentadas por jornalistas da América Latina são elegíveis a 2 (duas) bolsas de U$ 2.000,00 (dois mil dólares) para a produção de reportagem especial sobre o mundo do trabalho, tendo em vista os temas prioritários da rede.
As inscrições devem ser feitas até o dia 25/09, por meio de formulário online. Os responsáveis pela proposta receberão a confirmação da inscrição por e-mail. As propostas de reportagem inscritas podem ter um ou mais autores, devidamente identificados.
Não há restrições sobre o formato: podem ser sugeridas reportagens em texto, vídeo, áudio ou outros.
Como se inscrever
As pautas inscritas devem conter as seguintes informações, a serem preenchidas no formulário on-line:
Julgamento e critérios para seleção
As propostas de pauta serão avaliadas por um comitê de seleção formado por três pessoas:
A seleção levará em conta os seguintes critérios:
Premiação
Os vencedores serão anunciados no dia 08/10 no site da RedLabora e comunicados por e-mail. Os selecionados receberão um termo de compromisso que deve ser assinado em duas vias e
devolvido à RedLabora. O termo de compromisso não constitui vínculo empregatício.
Os vencedores receberão 50% do valor da bolsa como adiantamento, depois da assinatura do termo de compromisso, e 50% após a publicação da reportagem. O valor deve cobrir todos os custos da apuração e produção da reportagem.
O prazo será de até dois meses. No caso de o projeto não ser concluído no prazo, o vencedor deverá devolver integralmente o valor recebido.
Os premiados farão reuniões virtuais de planejamento e acompanhamento das reportagens com a RedLabora durante o processo de apuração e elaboração, em datas a serem combinadas.
As reportagens especiais deverão ser publicadas nos respectivos veículos jornalísticos até o dia 09/12. Para receber o recurso, os jornalistas deverão apresentar uma carta de um veículo parceiro que realizará a publicação ou veiculação da reportagem.
Cronograma
Em caso de dúvidas, escreva para redlabora@redlabora.org
© COPYRIGHT - REDLABORA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.